- Vie, 06 Abr 2007 23:55
#445614
Olá:
Parece que alguns ECUs são muito sensiveis á descarga de electricidade estática que se dá quando as rodas do avião deixam de ter contacto com o solo, ao ponto de provocarem eles própios a paragem da turbina na situação mais crítica, ie, a desclagem. Tenho muitas duvidas e nenhumas certezas quanto a este assunto. Por isso pergunto a quem possa saber:
- A elecricidade estática que se gera durante durante o abastecimento de combustivel deve ser muito residual, pois nunca levei nenhum choque ao tocar no avião e apanho-os com frequencia ao tocar em partes metalicas do automóvel. Será que a electricidade estática se gera na corrida de descolagem?
- A descarga dá-se do + para o -. Qual é o + e o -?
- Blindar o ECU tipo " caixa de Faraday" resolve o problema?
- Qual a vantagem de colocar um cabo de massa entre a fuselagem e a turbina ou entre os trens e a turbina?
Este problema mais tarde ou mais cedo tocará a todos e tem sido muito pouco falado pelos construtores de turbinas - a Jetcat fala resumidamente e aconselha a pintar as rodas com spray anti-estático, que no meu caso não resultou, por isso, os sabedores do assunto seriam muito bem -vindos se pudessem explicar e ajudar a prevenir mais esta desgraça.
Cumprimentos
Parece que alguns ECUs são muito sensiveis á descarga de electricidade estática que se dá quando as rodas do avião deixam de ter contacto com o solo, ao ponto de provocarem eles própios a paragem da turbina na situação mais crítica, ie, a desclagem. Tenho muitas duvidas e nenhumas certezas quanto a este assunto. Por isso pergunto a quem possa saber:
- A elecricidade estática que se gera durante durante o abastecimento de combustivel deve ser muito residual, pois nunca levei nenhum choque ao tocar no avião e apanho-os com frequencia ao tocar em partes metalicas do automóvel. Será que a electricidade estática se gera na corrida de descolagem?
- A descarga dá-se do + para o -. Qual é o + e o -?
- Blindar o ECU tipo " caixa de Faraday" resolve o problema?
- Qual a vantagem de colocar um cabo de massa entre a fuselagem e a turbina ou entre os trens e a turbina?
Este problema mais tarde ou mais cedo tocará a todos e tem sido muito pouco falado pelos construtores de turbinas - a Jetcat fala resumidamente e aconselha a pintar as rodas com spray anti-estático, que no meu caso não resultou, por isso, os sabedores do assunto seriam muito bem -vindos se pudessem explicar e ajudar a prevenir mais esta desgraça.
Cumprimentos